Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
HomePolíticaPresidente Jair Bolsonaro confirma General Braga Netto na Casa Civil
O presidente Jair Bolsonaro confirmou em suas redes sociais a transferência de Onyx Lorenzoni para o Ministério da Cidadania.
O general Walter Souza Braga Netto aceitou o convite e assumirá a Casa Civil. A posse dos novos ministros ocorrerá na próxima terça-feira (18).
Braga Netto
Há um mês de completar 63 anos, Braga Netto, nascido em Belo Horizonte, é o atual chefe do Estado-Maior do Exército. Ele ingressou na carreira militar em 1975, mas em 1980 já era 1º Tenente.
Sua carreira ganhou expressão nacional em 2001, quando, já tenente-coronel, foi nomeado oficial de gabinete de Gleuber Vieira, então comandante do Exército.
Em julho daquele ano, outra nomeação: comandante do 1º Regimento de Carros de Combate, no Rio. Cinco meses depois, e ele era promovido a coronel. Entre 2005 e 2007, Braga Netto foi enviado à Polônia para serviços diplomáticos: lá, exerceu o cargo de Adido de Defesa do Exército na embaixada brasileira naquele país.
General
Promovido a general de brigada em novembro de 2009, ele voltou à função de de Adido de Defesa em 2011, mas na embaixada brasileira nos Estados Unidos.
Novo Ministro toma posse e diz: “Prioridade é reformular programa habitacional”
Em 2013, nova promoção, agora para general de divisão, mesmo ano em que foi nomeado coordenador-geral da Assessoria Especial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016. Um ano antes dos jogos, no entanto, passou a comandante da 1ª Região Militar, com jurisdição sobre os estados do Rio e Espírito Santo.
Em março do ano passado, Braga Netto foi indicado para nova função: assumiu a chefia do Estado-Maior do Exército, órgão responsável pela elaboração da política militar terrestre.
*Com informações, Liga Patriótica.