Mudança será implementada gradualmente entre os usuários, a partir da versão 80 do navegador
A partir da versão 80 o Google Chrome irá bloquear automaticamente os pedidos de notificação, recurso muito usado por sites atualizados constantemente como os portais de notícias. A atual janelinha com as opções “Bloquear” e “Permitir”, que aparece sobre a página e atrapalha a navegação, será substituída por algo menos intrusivo
Ao acessar um site o navegador irá bloquear automaticamente as notificações. A mensagem “Notificações bloqueadas” aparecerá brevemente no lado direito da barra de endereços, sendo substituída pelo ícone de um sino cortado por um traço diagonal. Para habilitar notificações naquele site, o usuário deverá clicar neste ícone.
A mudança será feita a partir da versão 80 do Chrome e habilitada gradualmente. Usuários que constantemente negam os pedidos de notificação terão o recurso habilitado automaticamente. O Google também irá colocar alguns sites que tem taxas de adesão muito baixa em uma “lista negra”, bloqueando automaticamente suas notificações.
Recentemente a Mozilla também começou a implementar um recurso semelhante a partir do Firefox 72. segundo a empresa, uma pesquisa entre os usuários revelou que “99% das solicitações não são aceitas e 48% são negadas ativamente”.
*Com informações Olhar Digital