Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF
Após mais de 20 anos de espera, os moradores de Águas Claras e região vão poder usufruir da Estação Estrada Parque (EPQ). Cerca de 10 mil pessoas aguardavam por uma estação do metrô que não saia do papel.
A estação estrada Parque do metrô em Águas Claras às margens da EPTG começou a ser construída há 19 anos, mas as obras pararam em 2002 e só foram retomadas em 2018, 16 anos depois com investimento de 2 milhões e meio de reais.
No governo Rollemberg em março de 2018 quando as obras da estação retomaram, e houve a promessa de que tudo seria concluído em seis meses, mas em setembro de 2018 nada havia acontecido.
Em fevereiro de 2019, o novo governo deu a atual direção do metrô de um prazo para que em abril (ainda de 2019) a estação estivesse em funcionamento, o que mais uma vez não foi cumprido. Em junho mais uma promessa, dessa vez para setembro, com direito a comemoração e coquetel, e mais uma vez nada aconteceu, e o metrô anunciou mais uma nova data, dessa vez para o fim de dezembro, o que não se realizou.
Finalmente agora em janeiro de 2020, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou que a estação começa a funcionar na próxima segunda-feira 6/01, e a expectativa é grande.
Iniciando seu funcionamento ainda em caráter experimental para testes dos serviços que irão avaliar a operação no local, como os bloqueios (catracas), sistema de bilhetagem, catracas, paradas aberturas de portas segurança sistema de alto-falantes, o metrô se prepara para uma demanda de cerca de 10 mil novos usuários diariamente.
Handerson Cabral, diretor-presidente do Metrô-DF avaliou a situação, “A entrada em testes operacionais da Estação EPQ mostra que estamos atingindo nossos objetivos, que é sempre a excelência no serviço para os usuários. A Estação EPQ é uma demanda antiga e vai atender a uma comunidade muito grande, com complexos de moradia e faculdades em Águas Claras e região”, ressalta. “Isso tudo agrega muito valor ao Metrô-DF, porque mais estações abertas representam mais passageiros dentro do sistema e arrecadação para a empresa”, completa Handerson Cabral.
Apesar de a estação estar localizada próxima a condomínios, faculdades e um centro comercial, o acesso indigesto. Os usuários precisam fazer uma grande volta, um caminho de quase 1 km passando por dois viadutos, antes de conseguir chegar à estação. Isso sem contar com a precariedade da infraestrutura. As calçadas não estão concluídas, falta iluminação e acessibilidade.
À frente da AMAAC, Roman Dário falou para a Revista Águas Claras sobre o evento, “Para nós é uma grande satisfação, uma grande alegria receber a quarta estação de Águas Claras, uma cidade que é privilegiada nesse sentido. Esperamos que essa estação passe realmente atender bem aquela região. Porém, cobramos ainda a construção de uma passarela que permitirá que a estação possa ser usada também pelos transeuntes no outro lado do trilho evitando assim, a necessidade de que os moradores da cidade percorram uma distância de quase 1 km por ruas sem infraestrutura para acessar a estação”.
Em dezembro de 2019 o metrô Informou que a licitação para construção de uma passarela na estação Estrada Parque, já estava pronta, porém ainda guardava liberação do dinheiro. Já a secretaria de obras informou que no momento não há previsão de melhorias no local, o que significa mais uma estação operando precariamente, assim como a estação de Arniqueiras, que continua sem escadas rolantes, o que dificulta a locomoção da população que tem alguma limitação. Será mais uma luta da comunidade.
O metrô ainda segue sem previsão de entrega da estação Onoyama em Taguatinga e da estação da 110 Sul.