Especialista em RH dá dicas de como aumentar a chance de ser contratado
A expectativa de quem está buscando emprego aumenta com a chegada do final do ano. Muitas lojas precisam de reforço no seu time de profissionais e por isso as contratações aumentam consideravelmente nessa época. Dados do Sindivarejista apontam que serão criados 2 mil novos postos de trabalho no Distrito Federal.
Aqueles que conseguiram uma vaga temporária e desejam ser contratados, devem ficar atentos às cinco dicas de especialistas em RH do UniCEUB para se efetivar na empresa:
- Faça mais do que é previsto: se foi contratado para a área de vendas, por exemplo, além de ser cordial com os clientes e atender bem, você pode fazer um pouco mais demonstrando proatividade em outras atividades da loja, sinalizando baixa nos estoques, oferecendo ajuda aos colegas, etc.
- Seja pontual: parece óbvio, mas chegar ao trabalho nos horários combinados é uma das formas de demonstrar compromisso com a empresa. Caso vá se atrasar, avise seu coordenador com antecedência.
- Tenha bom relacionamento interpessoal: tenha em mente que faz parte da equipe, faça tudo que estiver ao alcance para manter um clima de receptividade. Almoce com os colegas, seja gentil nas palavras e gestos, isso demonstra que é um funcionário de fácil convívio.
- Mostre resultados: essa é a hora de dar o melhor de você, se foi contratado para vender, faça isso com muita determinação, se for da área administrativa, seja organizado e cumpra os prazos estabelecidos. Em qualquer setor que atue, o profissional pode imprimir sua marca pessoal no trabalho realizado, explore isso.
- Fale que tem interesse em permanecer na empresa: é importante que seu líder saiba que você tem disponibilidade para ser efetivado. Encontre o melhor momento para falar, chame ele para uma conversa e fale abertamente porque gostaria de ficar e quais são suas expectativas com a empresa. Escute com atenção a resposta, aguarde o fim do período temporário e esteja pronto para os dois cenários, o da contratação ou não. Agradeça a oportunidade sempre.