Foto: ME/Portal da Copa/Ademir Rodrigues
Terminal brasiliense ocupou o 1º lugar entre os aeroportos que recebem mais de 15 milhões de passageiros nas três pesquisas realizadas pelo Ministério de Infraestrutura em 2019.
O Ministério de Infraestrutura divulgou Relatório do terceiro trimestre de Desempenho Operacional de Aeroportos de 2019 e mais uma vez o Aeroporto de Brasília foi escolhido pelos passageiros como o melhor do país em sua categoria. Esta é a terceira vez em 2019 e a 11ª vez desde o lançamento da pesquisa que o terminal brasiliense ocupa o topo do ranking, entre os aeroportos que recebem mais de 15 milhões de passageiros por ano.
Ao todo são avaliados 38 itens. Em 28 deles o Aeroporto de Brasília ficou acima da média geral. Os serviços mais bem avaliados foram tempo de fila de inspeção de segurança, tempo na fila de aduana, disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo, limpeza geral do aeroporto, quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais.
Para Rogério Coimbra, diretor de assuntos corporativos da Inframerica, a pesquisa é uma espécie de termômetro para os aeroportos. "A avaliação é importante para medirmos a satisfação dos nossos passageiros, entender o que estamos acertando e o que devemos melhorar ainda mais. Há pontos da pesquisa que não fogem da nossa análise, e que nos esforçamos para melhorar", comenta.
Próximos investimentos
A disponibilidade de meio fio foi um dos itens que os passageiros avaliaram como mediano no Aeroporto de Brasília. E é uma dos pontos que já estava na atenção da concessionária. Desde agosto deste ano a Inframerica deu início às obras da Praça Pick Up que foi desenvolvida justamente para solucionar o problema. Na rampa de embarque, por exemplo, carros de passeio, taxistas e veículos de transporte de aplicativos dividem o espaço para deixar passageiros no terminal brasiliense. Ali também é o local onde os mesmos veículos de transporte de aplicativos buscam passageiros que querem sair do aeroporto para a cidade.
A Praça Pick Up vai desaforgar o fluxo, abrindo mais possibilidade de meio fio. Ao longo dela serão construídas vagas exclusivas para veículos de transporte de aplicativos buscarem passageiros. A praça também terá diversos serviços como lanchonetes, restaurantes e serviços. A previsão de inauguração é março de 2020.
"Estamos contentes com o resultado, mas de olho em todas as informações da pesquisa para que possamos melhorar cada vez mais a percepção dos nossos passageiros. Queremos que eles voltem ao Aeroporto e tenham a melhor experiência possível", finaliza Coimbra.