Mais do que cuidar da saúde das pessoas, garantindo o sorriso delas, ser dentista é a expressão humana que traduz a felicidade. Reinserir um paciente no contexto social, finalizar um tratamento e notar o olhar da pessoa no espelho, contente com o resultado, seja pela atuação exclusiva ou em conjunto com outros profissionais da Ortodontia, da Periodontia ou da Endodontia. Participar de planejamentos e discussões que mais tarde resultam em grandes mudanças estéticas realmente não tem preço.
Em homenagem a data, nós, da Revista Águas Claras, coletamos inspirações e algumas dicas sobre saúde bucal para você se motivar a cuidar melhor dos dentes e consequentemente beneficiar a saúde do corpo inteiro.
O sorriso de uma pessoa conta muito sobre ela. Com esse ponto de partida o dentista Dr.Victor Hugo Amorim (CRO 8867 DF), morador de Águas Claras, nos conta um pouco sobre a profissão e seus anseios. “Minha motivação é diária. É a vontade de poder fazer algo que possa contribuir para com o próximo, de proporcionar um melhor bem estar e trazer de volta um sorriso e a confiança perdida. A satisfação de receber um sorriso, um obrigado e de ver o paciente mais confiante não tem preço, com certeza é a melhor recompensa”.
Com apenas 33 anos de idade, mas com 11 de profissão, o Dr. Victor Hugo conta que seu sonho como dentista é abrir uma ONG onde possa levar odontologia de qualidade e gratuita para as pessoas mais carentes, o que auxiliaria no desenvolvimento de uma saúde com mais qualidade para a população. “Como se sabe, a boca é a porta de entrada para diversas doenças, essa questão por muitos anos vinha sendo ignorada por todos, porém hoje a preocupação e o cuidado vêm aumentando, além disso, a odontologia proporciona à oportunidade de reestabelecer a confiança e o sorriso de uma pessoa, tratando desde a dor a questões estéticas como a harmonização facial que tem grande procura hoje em dia” finaliza.
Com a exigência do mercado, a odontologia aliou a seus tratamentos aos benefícios da estética, que passou a ser uma área que exige do profissional não só habilidade manual, mas também comprometimento com as expectativas do paciente.
Atualmente, as técnicas e materiais concedem ao profissional de odontologia estética, modificar os dentes em seus formatos, cores, posicionamentos ou substituí-los perdidos, devolvendo a harmonia do sorriso com uma aparência natural para as pessoas, incluindo harmonização facial.
E se tratando ainda sobre harmonização facial e um sorriso perfeito, as queridinhas de Águas Claras experts no assunto, não poderiam ficar de fora. Com a missão de elevar a autoconfiança dos pacientes com sua imagem, valorizando a saúde bucal e beleza facial, devolvendo função e estética e dedicação pautada no amor à Odontologia, a Drª Carolina Maciel (CRO DF 9901) e a Drª Natália Ames (CRO DF 10077), também se especializaram em várias vertentes da “nova” odontologia e já colocaram para brilhar muitos sorrisos que se encontravam apagados. “Eu sempre quis cuidar da saúde das pessoas, seguir algum curso da área de saúde, pois sempre amei a parte estética como moda, arquitetura. Então enxerguei na odontologia uma união das duas coisas que eu mais gostava: tratar de saúde e também de beleza!”, relata a Drª Carolina Maciel, que juntamente com sua sócia, a Drª Natália Ames, vem operando verdadeiras obras de arte em termos de harmonização facial na cidade.
O que movimenta esses profissionais, realmente é a saúde bucal. E foi pensando nisso, no cuidado especial com a sua saúde bucal, separamos 8 cuidados para você ter uma excelente saúde bucal. Confira:
1 – Escovar os dentes três vezes ao dia
Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem essa tarefa básica diária ou escovam os dentes apenas antes de dormir. O correto é escovar pelo menos três vezes ao dia e depois de ingerir doces.
2 – Escovar da maneira certa
Não basta apenas escovar os dentes de qualquer jeito, pois é preciso fazer isso da maneira correta. Não pressione muito a escova sobre os dentes e procure fazer movimentos circulares e não apenas retos.
Além disso, certifique-se de estar usando um creme dental com flúor, principalmente na escovação de crianças abaixo de 12 anos.
3 – Ir de forma frequente ao dentista
Manter certa amizade com o dentista é inevitável para quem se preocupa com os dentes. Fazer um check-up a cada seis meses para ver se está tudo certo é algo muito importante.
4 – Usar fio dental
Outra necessidade que muitas pessoas esquecem é de passar o fio dental. O instrumento serve para retirar os resíduos de comida que acumulam entre um dente e o outro e a escova não consegue alcançar.
Quando não há uso do fio dental ou quando o usuário esquece de passar nos dentes de trás, por exemplo, o acúmulo de restos de comida pode provocar inflamações na gengiva.
5 – Terem cuidado com doces
Doces é algo que pode trazer prejuízos tanto para o organismo quanto para os dentes. Apesar de o problema exigir mais cuidados na infância, os doces estão muito presentes durante a vida adulta, o que faz com que mereçam atenção também na hora de cuidar da saúde bucal.
6 – Cuidar da alimentação
A alimentação está muito relacionada com a saúde bucal e pode melhorar a sua qualidade de vida, pois a nutrição dos alimentos pode garantir um melhor fortalecimento ósseo e mais durabilidade da arcada dentária.
Conforme a idade vai chegando, consumir alimentos ricos em cálcio, por exemplo, se torna fundamental para retardar o processo de perda óssea. Tenha um acompanhamento médico para controlar o aparecimento de patologias como osteopenia e osteoporose que podem causar consequências também para os dentes.
7 – Dar atenção as dores de dente
Dores dentais costumam ser o principal indicio do aparecimento de cáries e outras complicações. Não ignore quando surgir alguma dor e não hesite em marcar uma consulta com o seu dentista. Qualquer problema encontrado nos dentes terá uma solução mais fácil se for descoberto com antecedência.
8 – Fazer limpeza periódica
Uma limpeza completa nos dentes deve ser feita ao menos duas vezes ao ano para garantir proteção total e boa saúde bucal. Ao marcar consultas para fazer check-up, agende também uma limpeza com o seu dentista.
E para fechar com bom humor, 10 pontos que descrevem o que é ser dentista:
1) O paciente quebrar um bráquete do aparelho e ouvir que ele não comeu nenhuma besteira durante o fim de semana.
2) Ter dedicação, amor, concentração e alegria para fazer milhares de sorrisos felizes!
3) Ficar sem graça ao ouvir de um paciente novo que ele veio indicado por alguém que te acha incrível.
4) Mandar mensagem após uma cirurgia para saber como o seu paciente está.
5) Estar no mercado e encontrar um dos seus pacientes gritando no setor de frutas “Doutor(a), não pode escolher as cítricas!".
6) Se emocionar ao ver alguém sorrindo com prazer novamente.
7) Encontrar um resíduo de alface no dente do paciente e ele responder “Mas eu estou em jejum”.
8) Falar diversas vezes que o uso do fio dental é importante, mesmo que a higiene bucal demore um pouquinho mais.
9) Receber solicitação de amizade no Facebook dos seus pacientes.
10) Fazer e ser a diferença todos os dias na vida de cada pessoa.