O Expresso Ambiental, o veículo da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), estacionou no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade para integrar a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou no último dia 21 e vai até domingo, 27 de outubro.
O ônibus que vem repleto de atividades para educação ambiental, carrega uma maquete de 6 metros, onde é possível entender o ciclo do saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico. A entrada é gratuita.
Ainda na maquete, são observados diversos aspectos da conduta da Caesb, tais como a proteção de mananciais, saneamentos rural e urbano, estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos e uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais). E até mesmo o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela Caesb na recuperação de áreas degradadas.
O objetivo da empresa com a ação é levar ao conhecimento da comunidade, principalmente às escolas do Distrito Federal, o discernimento necessário para provocar o debate ao respeito do consumo consciente de água. Também, a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.
Atividades
No estande da companhia, dentro da feira, diversas informações estão ao alcance dos visitantes, juntamente com atividades. A maquete das bacias hidrográficas do Distrito Federal é uma delas, apresentando oito conjuntos que nascem na região como forma de explicar para adultos e crianças a realidade hídrica do DF.
Com o intuito de ensinar às crianças sobre o uso consciente do sistema hidrossanitário de uma casa de maneira lúdica, o Jogo da Trilha é outra atividade que engloba bastante diversão.
Um minilaboratório de microbiologia foi montado pela companhia, onde busca despertar a curiosidade em adultos e crianças em relação às técnicas laboratoriais, por meio de demonstração das análises de controle de qualidade da água.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pelo GDF, conta com mais de 180 expositores, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia a dia da ciência, com a reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas — como tanques e um caça da Força Aérea — e estúdios de rádio e televisão, entre outras atrações.
A empresa participou de seleção pública e apresentou proposta à Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) para a obter financiamento e promover eventos de difusão científica e popularização da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.
A proposta apresentada pela analista de sistemas de saneamento da Caesb, Karina Bassan, foi aprovada com nota final de 97,5. A companhia recebeu R$ 48.955, que foram aplicados em melhorias na estrutura para a educação ambiental, além da montagem do estande no local do evento.