O voo da Latam direto entre Assunção, capital do Paraguai, e Brasília entrará em operação a partir de 15 de dezembro. O intuito é alavancar o número de turistas entre as duas capitais. As secretarias de turismo das duas cidades realizaram uma videoconferência, na segunda-feira (21/10), entre representantes dos dois governos.
Será criado um plano de ação que irá propor um intercâmbio entre operadoras de turismo, capacitação de agentes e elaboração de rotas que atendem às exigências de visitantes paraguaios e brasilienses segundo informações da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A intenção é que o planejamento estratégico e a implementação de ações promocionais estejam prontos até o início da operação do novo trecho.
Vanessa Mendonça, secretária de turismo, informou que a atividade turística na capital está sendo estruturada e já são mapeadas as experiências que os turistas paraguaios querem vivenciar em Brasília.
''Esse é o primeiro passo que damos para abrir o canal de comunicação entre os dois trades turísticos. Vamos integrar rotas e desenvolver roteiros para obtermos os melhores resultados e identificarmos oportunidades de negócios para o Distrito Federal e Paraguai'', disse a secretária.
De acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Paraguai é o quarto país que mais manda turistas para o Brasil, mas a capital brasileira não está entre os destinos mais escolhidos pelos visitantes dessa nacionalidade. Com a criação do voo direto, a expectativa é que Brasília desponte nesse ranking.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav-DF), Hugney Silva Velozo, destacou; ''Não só Brasília levará passageiros para lá, mas também iremos receber. Trabalhando juntos, poderemos estabelecer conexões imediatas''.
Novo voo
Os voos entre os dois países serão realizados diariamente e entrará em operação em 15 de dezembro. O anúncio do novo percurso foi realizado juntamente com o dos voos diretos para Santiago e Lima, em agosto desse ano, no Palácio do Buriti.
O trecho entre a capital chilena e a brasileira entrou em operação no dia 15 de outubro, e o da capital peruana começará a operar a partir de 15 de novembro.