A falta de energia em prédios da cidade trouxe transtornos para moradores no Residencial Castanheiras, localizado Rua Ipê Amarelo. As falhas no recebimento começaram por volta das 16h de segunda-feira (21/10), afetando serviços dos elevadores, portarias e ocasionando falta de energia dentro das residências. O condomínio ficou sem luz por pouco mais de 18 horas. A situação se normalizou por volta das 10h30 desta terça-feira (22/10).
Manoel Passos, 64 anos é morador do prédio e contou que ao chegar às 16h teve dificuldades, “Já na portaria, o acesso digital não funcionava. A luz apagou e ficou fraca, a televisão desligou e a geladeira ficou sem funcionar. Tiramos tudo da tomada para evitar problemas”, relata. “Passamos a noite com velas acesas. Algumas tomadas estavam funcionando, colocamos o ventilador, e ficou funcionando lentamente", complementa o militar reformado.
A situação foi mais delicada para outros que residem no condomínio. Pessoas que haviam acabado de voltar do supermercado, com todas as compras, não tinham elevador para usar. Um morador estava se organizando para esperar no carro, por ter um problema de saúde e não poder subir todos os andares por escada.
Em casa quando houve a queda da transmissão, Angélica Ferreira, 64, afirma que não aconteceu uma chuva forte que motivasse a falha energética, e que a situação incomodou os moradores do prédio. "Eu sou aposentada e não saí de casa desde ontem (segunda), mas quem trabalha e precisa descer pelo elevador é mais complicado. Minha filha teve que descer do décimo andar com uma mala, e outras pessoas que tiveram infarto há pouco tempo não podem fazer esse esforço", conta.
Os moradores entraram em contato com a Companhia Energética de Brasília (CEB), e nada foi esclarecido sobre o problema. Segundo Angélica Ferreira, foram informados que não teve nenhuma ocorrência ou que está verificando, tudo muito vago. Vários moradores entraram em contato e não obtiveram resposta satisfatória para o atendimento.
A CEB afirmou que uma solicitação de um morador foi atendida na segunda e concluída às 23h13. No serviço, um componente da rede de distribuição foi substituído e o fornecimento de energia normalizado. Sobre outras solicitações abertas, a CEB afirmou que foram feitas apenas como solicitação de informação, sem pedido de serviço. Os moradores relataram que o recebimento só foi retomado às 10h30 da manhã desta terça-feira (22/10).