Mais conhecidas como tesourinhas, as 96 passagens de veículos sob o Eixo Rodoviário de Brasília e os eixinhos L e W, localizadas nas Asas Sul e Norte, serão repaginadas a partir do mês que vem. De acordo com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), estão previstas obras de reforço estrutural, revitalização e pintura das passagens.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizaram a retirada dos tijolos de cor laranja das tesourinhas da Asa Sul que serão removidos. As obras custarão mais de R$ 7,3 milhões.
Segundo o diretor de edificações da Novacap, Francisco Ramos, as intervenções vão dar uma vida útil de pelo menos mais meio século às tesourinhas.
Quatro obras por vez
Conforme a Novacap, os recursos para a obra já estão em andamento. Falta apenas a liberação para instalação de canteiros de obras para que as empresas LDN e Impermear iniciem os serviços de recuperação dos acessos.
Inicialmente, as obras serão realizadas simultaneamente em quatro entrequadras por vez – duas na Asa Norte e duas na Asa Sul. Apontadas como áreas de risco estrutural por um relatório do Tribunal de Contas do DF (TCDF), as tesourinhas das quadras de finais 3/4 e 15/16 Sul e 9/10 e 15/16 Norte, serão as primeiras a ser bloqueadas para obras.
A previsão é que as intervenções em cada conjunto se perdurem por 45 dias. Período em que, os acessos serão fechados e as vias, sinalizadas, com apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O planejamento estabelece que haja sempre pelo menos duas passagens liberadas para minimizar os impactos no trânsito.