O Edifício Andrea desabou em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (15). O desabamento foi registrado por câmeras de segurança na rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, área nobre da capital cearense.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou no fim da noite desta terça, a morte de Frederick Santana dos Santos, 30, a primeira causada pelo desabamento.
No fim da tarde o governador Camilo Santana havia afirmado que não havia até aquele momento nenhuma morte confirmada, diferentemente do que havia sido informado pelos bombeiros mais cedo. Não foi esclarecida a razão da divergência.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, nove pessoas foram resgatadas com vida até as 17h. Testemunhas relatam que viram moradores dentro do edifício Andrea no momento do desabamento. Logo após a construção ruir, pessoas foram vistas correndo para longe do condomínio.
Para o resgate, foram usadas ao menos 11 ambulâncias do Samu e quatro dos bombeiros foram para o local. Policiais militares, agentes de trânsito e equipes da Defesa Civil também acompanharam o resgate. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi disponibilizado para auxiliar no transporte de pessoas feridas.
O que se sabe até agora
- Edifício Andrea desabou por volta de 10h30
- Bombeiros estimam que 18 pessoas ficaram entre os escombros
- Uma pessoa morreu e nove foram resgatadas com vida; oito seguem desaparecidas
- Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
- O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli
- Edifício ficava a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense
A Prefeitura de Fortaleza informou por nota que montou um plano de contingência para atender as vítimas. Profissionais do Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, maior hospital de urgência e emergência do Ceará, foram deixados de prontidão para os atendimentos, junto com equipes de outras três unidades de saúde (UPA, Frotinhas e Gonzaguinhas).
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi ao local do desabamento para acompanhar o resgate. O governador do Ceará, Camilo Santana, cumpria agenda em Brasília nesta terça em Brasília e cancelou os compromissos para retornar para a capital cearense.
A Defesa Civil de Fortaleza informou ter mandado duas equipes para o local. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) informou que vai se posicionar após fazer levantamentos na área.