Na última semana, Brasília se despediu de um dos personagens mais icônicos da capital federal nos anos 1990: Adriano dos Santos Lázaro, 49 anos. Conhecido pelo seu bordão, “Senti firmeza, Demacol”, o garoto-propaganda da loja de materiais de construção ganhou o público brasiliense e tornou-se sucesso com seu carisma logo na primeira aparição, em 1983. Nos últimos anos, Lázaro sofria com problemas de saúde. Chegou a ser internado, mas morreu no hospital, na madrugada do dia 28 de setembro.
As redes sociais logo após a notícia da morte de Adriano foram tomadas por mensagens de despedida ao garoto-propaganda que marcou época. As publicações emocionaram os familiares. “Foi muito bom ver que as pessoas gostam dele e que faz parte da história de muita gente. Um querido e reconhecido por onde morou. Fiquei feliz pelas mensagens que eu recebi”, disse a filha, Érika Adriana Vieira.
De acordo com Érika, o pai vinha apresentando um quadro de saúde debilitada quando precisou ser internado. “Ele ficou no Hospital Regional do Paranoá por uma semana e precisou ser transferido para outro hospital, mas não resistiu”, relata. O velório de Adriano ocorreu no dia seguinte à sua morte.
Propaganda de sucesso
Tudo começou quando o publicitário Marcio Pinheiro, criou o bordão. O primeiro contato com Adriano ocorreu quando ele ainda era um adolescente. “Ele era lavador de carro no Radio Center, onde funcionava minha agência de publicidade. Eu havia sido contratado para fazer uma campanha para a Demacol e queria fazer algo diferente. Decidi popularizar a marca e vi nele uma boa oportunidade”, conta.
Conforme o relatado por Pinheiro, os proprietários da empresa logo investiram na parceria, que dura até os dias de hoje. “Em 1983 foi o primeiro comercial. Firmamos um contrato, e ele recebia entre um ou dois salários mínimos. Durante essa fase final, a empresa deu toda assistência ao Adriano e aos familiares.”
A Associação Comercial de Ceilândia (Acic) também lamentou a perda de um dos personagens mais conhecidos da cidade pelas redes sociais. “Nego Black, como era chamado, era um camarada sensacional. Chamou a atenção dos consumidores para a força e os preços de um dos ramos de negócio que crescia com Ceilândia”, disse a Acic. Adriano ficou tão caricato que virou até boneco. O personagem foi usado para representar a empresa Demacol no aniversário de Ceilândia em março de 2018.