Durante o mês de combate ao Câncer de Mama, o outubro rosa, o Centro Universitário IESB vai disponibilizar, uma carreta no estacionamento do Hospital de Base para prestar atendimento à comunidade gratuitamente em parceria com o Sesc. Os atendimentos ao público começam a partir do dia 7 de outubro.
Com apoio dos professores, até dia 31, alguns alunos do curso de enfermagem, vão oferecer serviços com foco na saúde da mulher, como consulta ginecológica, exames preventivos (teste do Papanicolau) e mamografia. As interessadas no atendimento devem agendar um horário na própria carreta, de segunda a sexta, entre 8h e 12h. A paciente será atendida no dia e hora marcados.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama atualmente, responde por cerca de 25% dos casos novos da doença em mulheres no mundo. Nos homens, a patologia é muito mais rara, alcançando menos de 1% do total dos doentes. De acordo com o Ministério da Saúde, o caso é relativamente raro antes dos 35 anos de idade. Acima desta idade, a incidência da doença cresce progressivamente, em especial, após os 50 anos de idade. Em 2018, o Ministério da Saúde estimou 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.
O professor do curso de Enfermagem do IESB que coordena o projeto, Alberto César Da Silva Lopes, a ação, que conta com o apoio do IESB em Ação – Programa de Responsabilidade Social da Instituição – informa que é uma forma de estimular em mulheres menos favorecidas o cuidado com a prevenção. “Essas ações têm potencial para contribuir para a melhoria da saúde da população carente. É uma oportunidade das pessoas se cuidarem”, afirma.
Cinco alunos estarão disponíveis por turno na carreta (manhã e tarde) para atender a população. Eles serão coordenados por um professor que auxiliará na execução dos exames e separará o material para análise. Os resultados serão enviados para os pacientes. Em caso de confirmação da patologia, serão encaminhados aos devidos atendimentos e o IESB em Ação dará suporte nas áreas da Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Enfermagem.
Como participar
Para ter acesso ao serviço, as interessadas devem marcar os exames para mamografia e papanicolau no local do atendimento. Para realizar o agendamento, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP do Distrito Federal. O serviço é gratuito e serão distribuídas 40 senhas por dia.
Recomendações Exame clínico das mamas a partir dos 40 anos; Mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames; Exame clínico das mamas e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para mulheres com risco elevado de câncer.