A solenidade de São Francisco de Assis, comemorada nesta sexta-feira (4/10) no Distrito Federal, o Santuário São Francisco de Assis, recebe, há mais de 35 anos, milhares de bichinhos para a tradicional missa e benção na 915 Norte. No local, fiéis devotos e seus pets são acolhidos na igreja para celebrar a data.
Desde a criação da igreja em 1981, o espaço é lugar de devoção dedicado aos fiéis e que a estimativa é receber mais de 5 mil pessoas na igreja no dia de São Francisco. A paróquia recebe pessoas de outros estados e, até mesmo, não praticantes da religião católica para receber as bênçãos dos animais no dia do padroeiro. O santo que pregava o respeito a todas as criaturas ficou conhecido como padroeiro dos animais, da natureza e dos pobres.
Responsável pelo santuário, frei Rafael Pinheiro Normando, explica que a tradição é esperada por muitas pessoas e que é uma forma de agradecer e louvar a Deus pela sua criação. “O próprio rito da bênção diz que nós agradecemos pelo dom dos animais. Eles nos ajudam. Muitas pessoas são curadas da depressão devido à companhia de um bichinho. Claro que não substitui a companhia de uma pessoa, mas o ser humano precisa ser cuidado e, principalmente, cuidar de algo”, conta.
Dono do golden retriever Bonaventura, o sacerdote, revela que seu cachorro participa do cotidiano da igreja. “Falo por experiência própria que a relação com o animal é algo bastante puro. Traz uma harmonia para dentro das nossas casas”, reconhece.
Para muitos donos, os animais fazem parte das famílias e acolhê-los em ambiente religioso segue os preceitos de São Francisco, que defendia a fraternidade, o amor e o carinho entre os seres vivos.
Protetor dos animais
São Francisco, nascido em Assis, na Itália, dizia que para ele todas as criaturas eram obras de Deus, e as chamava de irmãos. Em carta apostólica escrita em 1999, o papa João Paulo II proclamou, o santo “celeste padroeiro dos cultores da ecologia”. Francisco via em toda a criação a presença de Deus. De modo especial, se tornou defensor dos animais, pela proximidade maior com os seres humanos. Para ele, toda a criação está conectada.
Participe
O Santuário São Francisco de Assis, na SGAN 915 (Asa Norte), recebe fiéis, nesta sexta-feira (4/10), para solenidade em homenagem ao padroeiro. As celebrações acontecerão com missas às 7h, 8h, 10h, 12h15, 17h e 19h, além da tradicional bênção aos animais de estimação durante todo o dia.