O governo lança Nesta segunda-feira (07/10/2019), o projeto Vem DF (Veículo para Eletromobilidade), no qual serão entregues 12 veículos. Dois deles serão adaptados com software para fazer o transporte de servidores.
Os 35 pontos de recarga fabricados pela WEG no DF, gratuitos e de uso coletivo, ou seja, poderão ser utilizados por qualquer carro elétrico, de qualquer montadora. A iniciativa visa incentivar o uso desse meio de transporte por cidadãos em geral.
São 16 carros elétricos do modelo Twizy, da marca Renault oferecidos pelo projeto. Os veículos serão cedidos ao governo do DF em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros. Brasília tem vantagens para o uso desse tipo de transporte: o relevo predominantemente plano, que reduz o consumo de bateria, a temperatura favorável e a tensão de 220 volts, dispensando adaptações para a instalação dos eletropostos.
A iniciativa é feita em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O investimento da agência nos carros e pontos de recarga é de R$ 2,1 milhões. Em princípio, o Vem DF terá rota restrita à Esplanada dos Ministérios e a sedes dos órgãos da administração do DF. Os veículos elétricos têm autonomia de até 100 Km e velocidade de até 80 Km/h.
A intenção é de, além de possibilitar uso de energia limpa e renovável e economizar com combustível tradicional, atrair frotas particulares, locadas ou por uso compartilhado de forma semelhante, seja por ente público ou privado. A ação faz parte da iniciativa do GDF de criar uma cidade inteligente.