A recuperação das vigas de sustentação da Rodoviária do Plano Piloto foi concluída pelo Governo do Distrito Federal. Com isso, a partir desta sexta-feira (04/10/2019), às 8h, as vias e estacionamentos da plataforma superior (sentido norte-sul) serão liberados. A área foi interditada em julho em função de um risco iminente de desabamento da estrutura. Agora, essa possibilidade está afastada, segundo o GDF.
O diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Francisco Ramos, avisou que a parte que corria risco nas vigas internas da estrutura foram reparadas e reforçadas, “não há mais risco”. Na manhã desta quinta-feira (03/10/2019), ele e o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, comandaram a liberação.
Na noite de quarta-feira (02/10/2019) o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) já havia começado a instalar a sinalização. Viaturas e agentes do órgão serão posicionados próximo ao trecho de interdição para dar suporte e orientação aos motoristas que passarem pelo local.
Já no sentido sul-norte, apenas uma faixa ficará fechada para dar continuidade às obras do terminal, e o fluxo permanecerá como está, com duas faixas de rolamento livres para os veículos. A previsão é que o reforço e a demolição sejam concluídos na próxima semana.
Está marcada para novembro a conclusão da cobertura das lajes, nos termos do contrato de revitalização da Novacap. No pacote de revitalização do espaço público consta a recuperação das partes elétrica, hidráulica e de gás, além da restauração do sistema de combate e prevenção a incêndios.
No total, o Governo do Distrito Federal investe mais de R$ 36 milhões nas obras, e as empreiteiras trabalham ainda em obras pontuais de recuperação de mármores, granito, forros, esquadrias e no reforço da iluminação.
Quando o GDF iniciou os reparos em julho, foram feitos escoramentos, tratamento das fissuras e demolição da laje oeste, além da colagem da manta de fibra de carbono – moderna, resistente e econômica comparada ao aço. O material aumenta em dez vezes a firmeza da estrutura, que é impactada diretamente pela passagem de veículos na parte superior do terminal.