Após se jogar da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto na tarde desta segunda-feira (30/09/2019), um homem precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A Polícia Militar (PMDF) também foi acionada e prestou apoio ao atendimento.
A vítima foi encaminhada ao Hospital de Base (HBDF) com fratura exposta de acordo com os bombeiros. Esse é o segundo caso de tentativa de suicídio registrado na rodoviária em menos de um mês. No final de agosto, um soldado da Polícia Militar resgatou uma jovem que estava sentada à beira da marquise do viaduto do local.
Busque ajuda
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.
13 Sintomas de depressão
Se você tem experimentado alguns dos seguintes sinais e sintomas a maior parte do dia, quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas, você pode estar sofrendo de depressão:
- Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;
- Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo.
- Irritabilidade
- Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.
- Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades.
- Diminuição da energia ou fadiga.
- Mover ou falar mais devagar.
- Sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado.
- Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões.
- Dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais.
- Apetite e / ou alterações de peso.
- Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio.
- Dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não se aliviam mesmo com o tratamento.
Disque 188
A cada mês, em média, 1 mil pessoas procuram ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV). São 33 casos por dia, ou mais de um por hora. Se não for tratada, a depressão pode levar a atitudes extremas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, 32 pessoas cometem suicídio no Brasil. Hoje, o CVV é um dos poucos serviços em Brasília no qual se pode encontrar ajuda de graça. Cerca de 50 voluntários atendem 24 horas por dia a quem precisa.