O Parque Ecológico de Águas Claras recebeu no último sábado (28) um grupo de escoteiros que plantou 150 mudas de árvores na área atingida pela queimada, que assustou os moradores no dia 15 de setembro.
De acordo com a organização, cerca de 60 pessoas participaram da ação. A iniciativa foi do Grupo Escoteiro Vera Cruz - 56º DF, que plantou mudas nativas do cerrado, como ipês, na região atingida pelo fogo.
Rodrigo Aires, um dos coordenadores do grupo, comunicou que a ação serviu para educar os participantes sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
“Uma oportunidade também de ensinar aos jovens e a todos que compareceram que a natureza é fundamental para o homem. Por isso, devemos cuidar e preservar nosso meio ambiente”, afirma.
Queimadas no DF
Este ano, o período de seca no DF causou queimadas que atingiram o cerrado com força total e deixando um rastro de destruição. O Corpo de Bombeiros afirmou, até 26 de setembro, os incêndios florestais atingiram 7.642 hectares na capital em 2019.
Mais de 140 mil hectares de cerrado foram incendiados no Distrito Federal na última década,. O número representa cerca de 25% dos 580 mil hectares que compõem a área da unidade da federação.
O cerrado registrou mais focos de queimadas nos primeiros dias de setembro do que a Amazônia, fenômeno inverso ao que foi visto durante o mês de agosto e desde o início do ano