Com a chegada da chuva na noite da ultima quarta-feira (25/9) que foi motivo de comemoração para a população do Distrito Federal, e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de que a água deve voltar a cair nos próximos dias, as atenções se redobram.
O meteorologista Olivio Bahia afirma que a chuva promete ficar, pelo menos, pelos próximos dois dias. "Entramos na fase das primeiras chuvas. São chuvas irregulares, mas, aparentemente, teremos precipitações até sábado (28/9). No domingo (29/9), também há chances", ressalta Bahia.
A grande vantagem com a chegada da chuva foi um pequeno aumento nas taxas de umidade. A previsão agora elas variem entre 85% e 25%. "Na hora da chuva, pode ser que ela chegue à casa dos 90%", complementa o meteorologista.
Os dias seguem nublados com períodos curtos de sol. A temperatura mínima registrada pode chegar a 17.3°C. A máxima fica em 31°C.
Detran recomenda cuidados
De acordo com o departamento, a quantidade de óleo e fuligem acumulada no asfalto durante o período de seca, deixam as pistas escorregadias piorando as condições para direção. Com a volta da temporada de chuvas no Distrito Federal, desde o final da tarde desta quarta-feira (26/9), os motoristas devem redobrar os cuidados ao dirigir por ruas e rodovias da cidade.
Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), “as poças d'água aumentam categoricamente o risco de acidentes de trânsito” e, por isso, recomenda-se aprofundar os conhecimentos em regras relacionadas à direção defensiva.
É necessário, segundo as recomendações do órgão, antes de o condutor começar a dirigir, ele observe se o veículo está em condições mecânicas favoráveis para ser utilizado. O ideal é manter a regularidade de manutenção interna do automóvel, bem como de partes externas como o calibre dos pneus.
Por consequência de pistas escorregadias, para evitar acidentes de trânsito, o Detran-DF aconselha que o motorista reduza a velocidade e aumente a distância do veículo à frente. Além disso, é sugerido que o condutor, ao atravessar poças, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha.
Continuando o órgão de trânsito afirma que “no caso de locais muito alagados, é recomendado deixar o nível de a água baixar”, ou seja, é recomendado que o motorista estacione em lugar seguro e aguarde a condição climática melhorar. Outra dica de segurança determina que o automóvel esteja, por todo o percurso, com faróis baixos ligados, a fim de aumentar a visibilidade do veículo.
Direção consciente em dias chuvosos
- • Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
- • Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
- • Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
- • Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
- • Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
- • Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
- • Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
- • Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.