Uma startup de construção e robótica de Austin, no Texas (EUA), vem desenvolvendo um projeto com o intuito de entregar casas populares feitas com impressora 3D para pessoas em situação de rua. Neste mês a Icon, fez o primeiro protótipo, de 46 metros quadrados, que funcionará como um centro de boas-vindas.
O imóvel faz parte de uma iniciativa liderada pela ONG Mobile Loaves & Fishes, que prevê a construção de uma vila inteira para pessoas sem teto e é construído em menos de 27 horas. Segundo a Icon, serão entregues até o fim do ano, seis novas casas impressas em 3D a um custo significativamente menor que o de casas convencionais.
Ao longo do projeto, mais 500 novas moradias impressas em 3D serão construídas. A expansão adicionará mais 100 mil metros quadrados à propriedade, elevando a área total da vila para 200 mil metros quadrados. A expectativa é que a Icon imprima um bairro inteiro, capaz de abrigar cerca de 40% da população de rua de Austin, que devido a duas décadas de crescimento vertiginoso, a capital do Texas tem mais de 900 mil desabrigados.
Uma impressora 3D de última geração, a Vulcan II foi usada na fabricação das peças usadas na construção do centro de boas vindas. A Vulcan II é sucessora da máquina usada pela empresa na fabricação de um protótipo lançado no ano passado: uma casa de 74 metros quadrados, construída em um único dia, ao custo de US$ 10 mil.