Com mais de 110 dias de estiagem, finalmente nesta quarta-feira (25), choveu consideravelmente em diversas regiões do Distrito Federal. A boa notícia é que os efeitos da baixa umidade relativa do ar presente nos últimos dias foram minimizados, afastando de vez a possibilidade de permanecer em estado de emergência.
Entre agosto e setembro, a umidade relativa do ar chegou a ficar em torno de 11%. O estado de emergência é decretado quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 12% por dois dias ou mais. No estado de alerta, os índices devem perdurar por três dias consecutivos entre 12% e 20%. Já no estado de atenção, a umidade se mantém entre 20% e 30% por cinco dias seguidos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal alertou hoje (25) que com a volta das chuvas, as pessoas precisam ficar atentas ao sistema de alerta de desastres da Defesa Civil. Por meio de mensagem de texto (SMS), o sistema orienta a população, quanto aos procedimentos que devem ser adotados em caso de risco de temporais, inundações, alagamentos e deslizamentos de terras, entre outras ocorrências.
"Neste período de chuva, fique atento ao sistema de alertas de Desastres Naturais da Defesa Civil do DF para receber, via SMS, orientações e informações de emergências. Apoio: Secretaria Nacional de Defesa Civil", disse a secretaria por meio de uma rede social.
O sistema, disponível em todo o país, envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. Quem ainda não é cadastrado e deseja se cadastrar, precisa mandar uma mensagem de texto para o número 40199 com CEP de interesse.
Com informações da Agência Brasil.