A primavera chegou trazendo a possibilidade do fim da estiagem que já dura mais de quatro meses no Distrito Federal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a tão esperada chuva caia entre os dias 24 e 25, quarta e quinta-feira, respectivamente. De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, as condições para que chova estão se formando.
Olívio explicou que por volta das quatro e cinquenta da manhã entramos na primavera. “Além do forte calor que já temos, a umidade vai aumentando, esses são os fatores necessários para que chova. Por enquanto, temos menos de 50% de chances de chuva, o que chamamos apenas de possibilidade, se passar desse percentual passaremos a tratar de pancada. Vamos analisando as mudanças que ocorrerem ao longo da semana” finalizou.
No entanto, o meteorologista alertou, que mesmo que chova serão chuvas isoladas, não significa ainda o período mais intenso de chuvas, que deverá começar em outubro.
A previsão para essa terça-feira (24) é que o dia fique parcialmente nublado com névoa seca e períodos de nublado, de acordo com o Inmet. A temperatura deve variar entre mínima de 19 graus e máxima de 30 graus.
Cuidado ao dirigir
Quando chegarem as primeiras chuvas, os motoristas deverão redobrar o cuidado ao dirigir. Durante a longa estiagem o asfalto acumula óleo, fuligem e sujeira, tornando as pistas escorregadias no contato com a água. Aliados ao asfalto molhado, a pouca visibilidade e os alagamentos contribuem para que ocorram acidentes.
Algumas recomendações aos motoristas foram feitas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) com o intuito de que acidentes sejam evitados: reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente; manter os pneus calibrados; usar o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abrir um pouco as janelas, para deixar o ar circular pelo carro e ter melhor visibilidade; fazer a revisão dos freios, limpadores e faróis do veículo e evitar freadas bruscas.