Os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal, de janeiro a novembro de 2018, revelaram que o número de ocorrências contra a mulher aumentou 50% em relação ao mesmo período de 2017, enquanto o feminicídio cresceu 16% somente nos cinco primeiros meses de 2019.
Para identificar situações de risco e possíveis agressores, alunas de escolas públicas do DF, entre 14 e 18 anos estão recebendo aulas sobre “Prevenção à Violência contra a Mulher” através do “Defesa das Mulheres”. O projeto realiza palestras ministradas pela especialista em segurança, treinamento e defesa pessoal para mulheres, Vanessa Ribeiro.
Iniciado no dia 14 de agosto, o projeto já passou por instituições de ensino do Gama (Região Administrativa de estreia), Riacho Fundo, Candangolândia, Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e São Sebastião. As 20 ações programadas acontecem até o final de setembro e são exclusivas para mulheres para que elas tenham total liberdade para fazer perguntas e externar seus pensamentos a respeito do tema.
As participantes recebem ainda, a cartilha “Mulheres em Segurança para que possam levar para casa o que aprenderam nas palestras, e cada ação consiste em duas palestras com duração aproximada de 1h30 cada que são direcionadas a professoras e alunas do ensino médio da rede pública
“As jovens precisam estar à vontade. Raras as vezes o agressor não está ao lado”, observa Vanessa Ribeiro. Em sua palestra, a especialista em segurança, treinamento e defesa pessoal para mulheres fala sobre ações preventivas; identificação dos tipos mais comuns de violência; situações de agressão e possíveis agressores; como evitar se colocar em situações de vulnerabilidade; interação segura com mídias sociais; além de estimular a autoestima e o encorajamento para se desvencilhar e denunciar os parceiros.
Segundo Vanessa Ribeiro, fazer chegar a informações sobre medidas preventivas para o combate à violência contra a mulher é fundamental no momento em que ela não para de crescer. “Com o desenvolvimento do autocontrole e da consciência é possível evitar os riscos de agressões”, completa a também integrante da Rede de Proteção a Mulheres do Distrito Federal e Entorno.
Realizado pelo Instituto Bogéa de Educação, Esporte e Música (IBEM), o projeto “Defesa das Mulheres” é e tem apoio institucional do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e conta também com a participação da professora Francis Moreira.
Calendário Setembro
Dia 19/09:
À noite – Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho. Primeira palestra às 19h e segunda palestra às 20h45.
Dia 23/09:
Pela manhã – Centro de Ensino Elefante Branco.
À tarde – Centro de Ensino Elefante Branco.
À noite – Estrutural, no CED 01.
Dia 24/09:
À tarde – CEL Lago Sul, na QI 09. Às 13h30.
Dia 27/09:
Pela manhã – Colégio Setor Oeste (será no CIL na (908 Sul). Primeira palestra às 9h15, segunda às 11h.