Nesta terça-feira (24), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta o "Concerto Russo". A sessão no Cine Brasília começa às 20h e lembra Sergei Rachmaninoff – maestro que entusiasmou autores de trilha sonora para o cinema. A entrada é gratuita, mas o espaço está sujeito a lotação.
Entre os filmes que levaram o maestro como referência está a trilha de "O Poderoso Chefão" (1972) – do compositor italiano Nino Rota – e "Bem-Hur" (1959), de Miklós Rosza. Na música, o maestro é lembrado pelas melodias sentimentais.
A regência é de Cláudio Cohen, e a solista, Simone Leitão e o concerto para piano e orquestra tem duração de 35 minutos.
Além da censura
O concerto inspirado em Dmitri Shostakovich, , que sobreviveu à censura do realismo socialista, também será apresentado pela orquestra. Em 1932, aos 26 anos, o compositor precisou adequar a música após o Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética lançar normas de controle artístico.
De acordo com o regente Cohen, a Sinfonia nº 5, que será tocada na apresentação, possibilitou ao maestro, na época de censura, "encontrar uma linguagem que lhe permitiria continuar a compor, com toda a força de seu talento, por mais 30 anos”. A apresentação que lembra Shostakovich tem duração de 50 minutos.
Serviço:
Concerto Russo
Quando: 24 de setembro
Hora: 20h
Local: Cine Brasília, 106/107 Sul
Dúvidas e informações: 2017-4030