Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), ações de conscientização da Semana Nacional de Trânsito no Distrito Federal que deveriam ter começado às 10h da última quarta-feira (18), em uma cerimônia na Praça do Buriti, foi cancelado duas horas antes de começar.
De acordo com o Detran-DF, Ibaneis mandou encerrar a campanha "em razão dos acidentes de trânsito ocorridos recentemente".
O órgão indicou que "posteriormente" vai enviar a nova programação da Semana Nacional de Trânsito.
Ao anunciar a ação, o Detran havia comunicado que o objetivo da ação era "conscientizar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância das leis de trânsito e o respeito ao próximo".
Histórico
Ao menos três acidentes de trânsito graves foram registrados no DF nesta semana. Na segunda-feira (16), uma aluna da rede pública de ensino foi atropelada na frente da escola onde estuda, em Samambaia. A faixa de pedestres que ela usou estava apagada. Menos de 24 horas depois, o Detran sinalizou a travessia.
Já na terça-feira (17), um micro-ônibus especializado em transporte escolar bateu em uma van que também levava estudantes. Seis crianças ficaram feridas. Os veículos estavam com os documentos em dia.
Também na terça, o ciclista Renato Carlos Rezende dos Santos, de 41 anos, morreu ao ser atropelado por um carro na BR-080, na altura de Brazlândia. O motorista não estava alcoolizado.