Um incêndio atingiu o Parque Ecológico de Águas Claras na manhã desta sexta-feira (13/09/2019), com chamas que cegaram a mais de 4 metros de altura. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do DF, o fogo começou por volta das 11h e assustou moradores. Por volta das 15h, a corporação disse que o fogo havia sido controlado.
A fumaça tomou conta de toda extensão do parque e apartamentos próximos ao local, assustando os moradores. Maria de Jesus, moradora da quadra 105 relata que foi preciso fechar as janelas do apartamento tamanha fumaça, “Em 6 anos de águas Claras nunca havia visto um incêndio nessas proporções. Precisei fechar as janelas e ligar ventiladores para dissipar. O que preocupa é que essa região que está queimando é cheia de patos, cisnes e micos. É aguardar para que os bombeiros consigam combater logo as chamas que estão altíssimas!”.
Segundo a corporação, até o último dia 10 mais de oito mil hectares foram queimados no DF, totalizando 6,4 mil ocorrências de incêndios em vegetação. Em todo o ano de 2018, o total de ocorrências do mesmo tipo foi 6,4 mil, atingindo mais de sete mil hectares queimados.
Os bombeiros ainda não informaram a área queimada em Águas Claras. O parque tem área de 113,46 hectares. Criado em 15 de abril de 2000, pela Lei Complementar 287, tem a missão de proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas do Cerrado e algumas nascentes que integram importantes áreas de recargas de aquíferas lá registradas.