Serão oferecidas pelo programa Filhos deste Solo, aulas de empreendedorismo a 200 moradores das áreas rurais do Distrito Federal. A capacitação é gratuita e acontece entre setembro e outubro.
O projeto se propõe a acompanhar os jovens empreendedores ao final da capacitação, além de orientações para abrir um negócio. As vagas são divididas em 10 turmas e para participar, é preciso ter entre 18 e 29 anos.
Os núcleos rurais de Tabatinga, Taquara, PAD/DF, Jardim II, Pipiripau, Rio Preto, Brazlândia e Instituto Federal de Brasília (campus de Planaltina) são as regiões atendidas. Segundo os coordenadores do projeto, o objetivo é "estimular o potencial de jovens adultos em zonas nas quais o acesso à instrução de ponta é menor".
O calendário está disponível no site e os interessados podem se inscrever até um dia antes do início das aulas de cada turma.
Metodologia e prática
Os organizadores do projeto informam que os professores irão usar a metodologia By Necesity, que se baseia em um plano para pequenos negócios, com 10 etapas e foi idealizada por Vinícius Mendes Lima, fundador do Instituto Besouro. O trabalho foi um embrião do projeto que é feito em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
"O projeto resgata a dignidade do jovem rural que passa a pensar não somente como alguém que vai plantar alguma coisa, ou criar algum tipo de animal, mas sim como empresário". diz Lima.
"A partir da plantação ou da criação, ele pode criar algum outro subproduto, criar uma indústria, criar uma forma de conduzir o negócio diferente."
Ao todo, serão 40 horas de atividades. Os alunos irão aprender desde como criar um CNPJ até como investir e trabalhar com fluxo de caixa.
O programa também conta com uma equipe que irá acompanhar os alunos pelos três meses seguintes para esclarecimentos e orientações sobre as empresas criadas ao longo do curso.