Na tarde desta terça-feira (3/9), a Ponte Juscelino Kubitschek foi parcialmente interditada na depois que uma das placas de dilatação se soltou. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar enviaram homens ao local e decidiram pela interdição de uma das pistas no sentido da Asa Sul para o Lago Sul. Também compareceram ao local técnicos da Novacap.
Após uma análise, os técnicos da empresa pública informaram que uma das placas que cobrem as juntas de dilatação precisará ser trocada. Portanto, a Ponte JK deve ficar parcialmente interditada até esta quarta-feira (4/9), informou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A substituição deve ocorrer durante todo o dia 4, embora não tenha sido informado o horário que o conserto deve ocorrer.
A Novacap informou por nota que a placa de ferro se soltou devido à vibração causada pelo tráfego de veículos. Segundo a empresa, alguns parafusos que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro ficaram frouxos, o que causou o desprendimento.
Alguns motoristas acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ao perceberem que a placa havia se soltado no meio tarde (3/9). Uma das pistas, no sentido da Asa Sul para o Lago Sul, foi interditada e rapidamente, um engarrafamento se formou.
O trânsito ainda continuava lento na região por volta das 20h15. Motoristas que retornavam as suas casas precisaram de paciência.
A ponte é segura,
Algumas pessoas demonstraram medo em passar pela ponte, mas, apesar do receio, os técnicos da Novacap garantiram que a ocorrência não oferece risco, e o trânsito de veículos será mantido, com exceção da pista interditada. Uma licitação será realizada ainda este mês exclusivamente para substituir as juntas de dilatação danificadas.
Em fevereiro de 2018, após a queda do viaduto do Eixão Sul, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma série de reformas, reparos e construções de obras públicas. Entre elas, estava a Ponte JK. A manutenção estava prevista ao custo de R$ 31 milhões e com expectativa de durar um ano e meio.
Para isso, a Novacap elaborou um projeto de reforma com a justificativa de que a obra era para “manter o bom estado” da estrutura e impedir que ela chegasse ao estado de deterioração do viaduto que ruiu. Entre as ações estava a troca do asfalto e das juntas de dilatação, além de revisão da parte elétrica e dos blocos de concreto submersos.
A promessa também consistia na criação de uma área embaixo da ponte para fazer vistorias e manutenções com mais agilidade.
Agosto passado
Há pouco mais de um ano, em 22 de agosto, aconteceu a mesma coisa, portanto, não é a primeira vez que placas como esta se soltam na Ponte JK. A placa que cobre as juntas de dilatação da estrutura saiu e uma das pistas também teve que ser interditada.
Os condutores que seguiam para o Lago Sul, condomínios Jardim Botânico e São Sebastião relataram que na ocasião, o impacto no trânsito foi imenso, causando um verdadeiro caos no trânsito da região, afetando também as outras pontes de acesso ao Lago Sul e Estada Parque Dom Bosco (EPDB).