Brasília foi escolhida para sediar a Triatlhon World Cup, de 3 a 5 de abril de 2020. A novidade apresentada nesta quinta-feira (29), em Lausanne, na Suíça, durante o congresso anual da International Triatlhon (ITU) animou os atletas da cidade.
Após 15 anos a prova volta a ser realizada em território brasileiro. Em 2004 o Rio de Janeiro recebeu uma etapa mundial, portanto, a capital federal se coloca no centro das atenções do triatlo brasileiro.
“Essa é mais uma importante conquista da Secretaria de Esporte do Distrito Federal e de Brasília, que se destaca como uma das melhores praças do Brasil para treinamento do triatlo, devido à qualidade do nosso trânsito, o Lago Paranoá e a altitude”, ressaltou o secretário da pasta Leandro Cruz.
Passando por 15 destinos do mundo, o calendário da Copa do Mundo de Triatlo será entre fevereiro e outubro do próximo ano. A etapa do Brasil, assim como todas as outras fases que ocorrem até a data limite de maio, vale classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Contudo, um diferencial da prova realizada em Brasília é que, dentro desse período classificatório, será a única que contará com as mesmas distâncias utilizadas nas Olimpíadas (1,5 mil metros de natação + 40 km de ciclismo + 10 km de corrida).
A iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer é uma parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon.