Este ano, o McDia Feliz está marcado para o dia 24 de agosto – sábado –, e destinará parte dos recursos da venda de Big Macs para o Hospital da Criança de Brasília (HCB). Referência no tratamento do câncer infantil a instituição e de diversas outras doenças pediátricas, espera arrecadar o suficiente para equipar a sala de ressonância magnética nuclear da unidade.
Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas pelo hospital 49.300 atendimentos e 1.171 exames de imagens. O projeto de ampliação prevê complementar a sala de exames com a aquisição de três tipos de equipamentos. Dois deles serão máquinas de anestesia e haverá um monitor de sinais vitais, indispensáveis em procedimentos que envolvem sedação. O terceiro é uma bomba injetora de contraste, usada para exames mais detalhados.
De acordo com a responsável técnica pelo HCB, Isis Magalhães,“É importante haver uma cooperação entre o radiologista e o clínico oncologista para saber o que procurar no momento do exame”, relata a profissional à respeito da importância de trazer o serviço para o âmbito hospitalar.
Contudo, com os aparelhos adequados, os médicos poderão detectar tumores de forma precoce, principalmente os localizados no sistema nervoso central e em lesões pequenas.
A unidade espera oferecer um atendimento humanizado, que ajudará um grupo de 25% de pacientes – menores de 7 anos – a realizar procedimentos que exigem sedação.