O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou o parto de gêmeos dentro de uma ambulância no Distrito Federal. Duas meninas, prematuras, nasceram com 28 semanas e cinco dias de vida na madrugada dessa terça-feira (30/7), no Recanto das Emas. Uma médica e uma enfermeira neonatologista fizeram o procedimento.
A mãe das crianças, de 25 anos, e as duas filhas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) após o parto. Apesar de serem pacientes de risco, estão estáveis, internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da unidade de saúde. As gêmeas nasceram com 1.150kg e 1.110kg, consideradas abaixo do peso.
Durante o procedimento, foi necessário acionar a Unidade de Suporte Avançado (USA), com profissionais especializados no atendimento a recém-nascidos, já que inicialmente, o atendimento foi prestado por uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu, e o parto era de gêmeas - o primeiro feito nessas condições no Distrito Federal -.
As meninas prematuras passaram pelo clampeamento do cordão umbilical, aspiração oro-traqueal e aquecimento. Além disso, receberam suporte ventilatório e oxigenoterapia, sendo encaminhadas à unidade de saúde em condições estáveis.