Nas redes sociais do Distrito Federal circula que, a partir desta quinta-feira (25/07/2019), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) começará a emitir multas por quem infringir os limites de velocidade das rodovias com base na velocidade média registrada pelos radares. A informação é falsa e foi desmentida pelo órgão em suas redes sociais.
Em nota o órgão confirmou o falso boato. “Esta informação não é verídica! A ação educativa por meio de velocidade média teve duração de 60 dias apenas, entre os dias 10 de maio e 10 de julho, com único objetivo de estudos de trânsito com fins educativos. Reforçamos criação não gerou multas, visto que no Brasil a penalidade por velocidade média não é regulamentada.
Portanto, fique esperto e não acredite em tudo que ouvir ou ler! Não de ibope a notícias falsas!”.
O DER enfatizou que promoveu uma ação educativa com duração de 60 dias, entre os dias 10 de maio e 10 de julho. O departamento chegou a emitir avisos aos condutores que desrespeitaram os limites das vias, mas não gerou multas, pois a penalidade por velocidade média não é regulamentada.
De acordo com o DER, a tecnologia OCR – sigla em inglês para optical character recognition – está instalada nos pardais das rodovias do Distrito Federal. Ela permite checar a velocidade média desenvolvida ao longo de um trecho a partir da leitura e identificação da placa em dois pontos sucessivos, com a informação do horário em que os veículos cruzam esses locais.