Mais uma opção de voo direto para os brasilienses que estão pensando em fazer viagem internacional: Cancún, no México. A companhia aérea Gol inaugurou o destino no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek nessa sexta-feira (28/6), o seu 14° trajeto internacional.
O melhor de tudo é que outros voos interacionais estão em fase final de aprovação segundo o Governo do Distrito Federal (GDF). A expectativa é de que, até outubro, pelo menos mais três novos destinos sejam implementados ao quadro de Brasília.
A novidade é que o aeroporto também passa a funcionar com voos extras para outras cidades brasileiras, além da inauguração do novo destino, acarretado por causa do período das férias escolares de julho, bastante procurado pelos viajantes.
O embaixador do México no Brasil, José Ignácio Pinã Rojas, durante a solenidade de divulgação do voo direto, pontuou que, em breve, haverá voos diretos entre Brasília e a cidade do México, ligando as capitais dos países.
Novas Rotas
O Aeroporto de Brasília, através da companhia aérea, Latam, anunciou outras três novas linhas, além do voo lançado nesta sexta para Cancún. Esses voos diretos deverão entrar em vigor ainda este ano, com o total de nove linhas diretas com destino a países da América do Sul, a partir de outubro. Santiago, no Chile; Lima, no Peru; e Assunção, no Paraguai.
O primeiro novo destino a ser implementado é Santiago. A partir de 15 de outubro, o voo LA781 decolará do Aeroporto de Brasília às terças, quintas e sábados.
A partir do dia 14 de novembro, passageiros poderão embarcar no voo LA2471, que sai do Distrito Federal em direção a Lima, no Peru, às segundas, quintas e sábados.
Segundo a Latam, há previsão de que um voo direto de Brasília a Assunção passe a ser operado em dezembro deste ano. Detalhes serão divulgados posteriormente.
A empresa afirma que as novas rotas foram viabilizadas pela redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) instituída pelo Governo do Distrito Federal e que atingiu o combustível de aviação.
“O combustível de aviação no Brasil é um dos mais caros do mundo. Medidas competitivas como a redução do ICMS são essenciais para viabilizar o desenvolvimento do nosso transporte aéreo com mais voos. Brasília é a segunda maior base de operações da LATAM no Brasil, de onde decolamos voos diretos para outros 33 destinos”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Aeroporto de Brasília
O Aeroporto de Brasília terá conexão direta com dez cidades do exterior com os novos voos. De acordo com a Inframerica, empresa responsável pela operação do terminal, cerca de 170 mil passageiros de voos internacionais passaram pelo aeroporto no primeiro trimestre deste ano. O número é 30,9% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
Confira dias e horários de voos internacionais
Voos em funcionamento
- Lisboa (TAP): domingo, segunda, terça, quarta, sexta e sábado. Partida de Brasília às 17h
- Miami (American Airlines): diário. Partida de Brasília às 7h
- Miami (GOL): diário. Partida de Brasília às 10h
- Orlando (GOL): diário. Partida de Brasília às 9h50
- Panamá (Copa Airlines): diário. Partida de Brasília às 2h15
- Buenos Aires (GOL): diário. Partida de Brasília às 9h50
- Cancun (GOL): segundas, quartas, sextas e domingos. Partida de Brasília às 10h20
Voos previstos
- Santiago, no Chile (LATAM ): a partir de 15 de outubro – terças, quintas e sábados. Partida de Brasília às 20h05
- Lima, no Peru (LATAM): a partir de 14 de novembro – segundas, quintas e sábados. Partida Brasília às 8h30
- Assunção, no Paraguai (LATAM) - planejado para dezembro de 2019.