Com o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20/9), os brasilienses que quiserem usufruir deverão ficar atentos aos serviços públicos e às opções de lazer que irão funcionar. O tráfego na Esplanada dos Ministérios será alterado pelo Departamento de Trânsito (Detran), que interditarão as três faixas das vias S1 e N1 para veículos. Os bloqueios iniciarão às 6h30, para a confecção de tapetes e para a corrida de Corpus Christi e se estendendo até a parte da tarde, o que beneficiará a segurança da celebração religiosa que ocorrerá no gramado central. O trecho entre a via L4 Sul até a rotatória próxima ao Palácio da Alvorada também será interditado.
Com a estimativa de 240 mil turistas passando pelo Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek e com 64 voos extras no feriado, é necessário que os passageiros cheguem ao terminal com 1h30 de antecedência para voos domésticos, e 2h30 para voos internacionais. Toda essa logística será para atender o fluxo de 1.777 pousos e decolagens.
Os ambulatórios e as unidades básicas de saúde (UBS) estarão fechados, porém as emergências e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) estarão em pleno funcionamento.
O que abre e o que fecha
Comércio
» As lojas de shopping e de rua funcionarão no feriado, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF. Os shoppings decidirão o horário de funcionamento. Alguns terão horário de domingo, como o Pátio Brasil, que abrirá das 13h às 19h (lojas) e das 12h às 20h (praça de alimentação). No Conjunto Nacional, as lojas e a praça de alimentação funcionarão das 14h às 20h. No Iguatemi Shopping, as lojas atenderão das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 12h às 20h. No JK Shopping, as lojas abrirão das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 12h às 22h. As lojas do Boulevard Shopping funcionam das 13h às 19h, e a praça de alimentação, das 12h às 22h.
BRB
» As agências do Banco de Brasília estarão fechadas.
Hemocentro
» Não abrirá no feriado. O atendimento volta na sexta-feira e no sábado, das 7h às 18h.
Na Hora
» Não funciona no feriado.
Secretaria de Fazenda
» As agências e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionam. O atendimento virtual continua disponível, mas dúvidas serão respondidas posteriormente. Segunda via para pagamentos podem ser feitas normalmente pelo portal da secretaria.
Segurança
» As delegacias da Polícia Civil estarão em regime de plantão. A delegacia eletrônica e o telefone 197 permanecerão disponíveis.
Metrô
» A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) terá horário ampliado, das 5h30 às 23h30.
Ônibus
» A frota de ônibus do Distrito Federal circula conforme escala de horários de sábado.
Catetinho
» Fecha no feriado. O funcionamento volta ao normal na sexta-feira e no sábado e domingo, das 9h às 17h.
Jardim Botânico
» Abrirá das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e deficientes não pagam ingresso. O local só fecha às segundas-feiras.
Jardim Zoológico
» Funciona normalmente das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de até 5 anos e deficientes não pagam.
Memorial dos Povos Indígenas
» Abre no feriado, das 10h às 17h.
Museu Nacional
» Funciona das 9h às 18h30.
Museu Vivo da Memória Candanga
» Abre normalmente das 9h às 17h.
Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)
» Ficará fechada no feriado.
Biblioteca Nacional de Brasília
» Estará fechada no feriado, mas funcionará normalmente na sexta-feira e no sábado e domingo, das 8h às 14h.
Casa do Cantador
» Ficará fechada.
Centro Cultural Três Poderes
» Abre normalmente das 9h às 18h.
Cine Brasília (106/107 Sul)
» Funcionará normalmente. Contato: 3244-1660.