O dia mais frio do ano em Brasília foi registrado nesta segunda-feira (17/6), e durante a madrugada, os termômetros chegaram a marcar 9,3°C. No Plano Piloto, a mínima foi de 12,7°C, no Sudoeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o frio perdure até domingo, com a temperatura variando entre 10ºC e 25ºC, e com a baixa temperatura, as vendas de produtos de inverno subiram cerca de 2%.
Até segunda-feira (17/6), a temperatura mais fria no DF em 2019 foi apontada no dia 8 de junho, com 10,2°C registrados na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina. No fim de junho do ano passado, a temperatura média mínima foi de 6,8°C a 8°C.
Números bem distantes da menor temperatura registrada na capital (pela estação convencional do Setor Sudoeste), 1,6°C, em 18 de julho de 1975. A maior atingiu 36,4 °C em 18 de outubro de 2015, segundo o Inmet que, desde 1961 faz a medição oficial em Brasília.
“A temperatura mínima para os próximos dias será de 10°C a 11°C. A máxima será bastante amena, em torno de 25°C. O céu vai variar de claro para parcialmente nublado”, afirmou a meteorologista Nayane Araújo, do Inmet.
Para a auxiliar de serviços gerais Luciene Almeida, quando ela sai as 5h da manhã de sua casa em Val Paraíso de Goiás para vir trabalhar em Águas Claras precisa vestir duas calças e três casacos. “O frio é cortante e faz tremer até os ossos! Não está sendo fácil levantar para trabalhar”, relata.
Os comerciantes já estão faturando com o inverno. Nos primeiros 17 dias de junho, as vendas de produtos subiram 2,5%, de acordo com Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Entre os itens mais vendidos estão cobertores, mantas, meia de lã, luvas, cachecóis, cremes e hidratantes, por conta do período seco. O presidente do Sindivarejista Edson Castro, explicou que a venda está mais alta por causa daos maiores parcelamentos oferecidos pelas lojas.