O Governo do Distrito Federal (GDF) vai publicar, na sexta-feira (7), um edital de chamamento público para selecionar visitadores para atuar no programa Criança Feliz Brasiliense, lançado pelo governador Ibaneis Rocha na última sexta-feira (31).
Vinculado ao Ministério da Cidadania, a iniciativa foi instituída pelo Decreto Federal nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de zero a seis anos), considerando sua família e seu contexto de vida.
A medida é interdisciplinar, com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos realizadas com visitas domiciliares. O objetivo é que sejam acompanhadas pelo Executivo 3,2 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BCP), além as crianças que foram afastadas do poder familiar por medidas protetivas.
As visitas realizadas também servirão de orientarão sobre a interação entre a criança e o familiar, com informações sobre cuidados e atividades que fortaleçam o vínculo entre a criança e o seu cuidador, desde a gestação, como brincadeiras e atividades comunicativas que estimulem o crescimento saudável.
As coordenadas do projeto serão supervisionadas pela primeira-dama Mayara Noronha. O pagamento dos visitadores ficará a cargo do governo federal e, segundo a primeira-dama há R$ 1,1 milhão liberados para operacionalizar o projeto no Distrito Federal.