Um estudo feito pela ePharma, uma empresa de gerenciamento de programas de benefícios de medicamentos (PBM) no Brasil apontou que o número de medicamentos para o tratamento de problemas do sistema nervoso e digestivo receitados por médicos de planos de saúde empresariais em Brasília, é quase 5% maior do que a média nacional.
Dos 19.334 remédios prescritos nos últimos 12 meses por médicos dos planos de saúde, 6.729 foram tranquilizantes, antidepressivos e antiácidos. Isso representa 34,8% do total de prescrições feitas no Distrito Federal.
A justificativa para resultado está em outra pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) com 2.195 brasileiros. De acordo com os dados, 34% dos entrevistados tinham um nível de estresse “excessivo”. Doenças ligadas aos sistemas nervoso e digestivo, em alguns casos, podem estar relacionadas ao estresse.
Especialistas dizem que a melhor forma de combater situações estressantes é praticar hábitos mais saudáveis, como exercícios físicos, alimentação balanceada, atividades de meditação e respiração. Tudo isso pode contribuir para evitar altos níveis de estresse ou ansiedade.