Entre a última sexta-feira (17) e a madrugada desta segunda (20), 291 motoristas foram parados no Distrito Federal em operações do Detran e da Polícia Militar. Desses, 58 estavam dirigindo depois de consumir bebida alcoólica, ou seja, 19,9%.
A fiscalização ocorreu em Águas Claras, no Plano Piloto, no Recanto das Emas e em Taguatinga. Outros motoristas flagrados no fim de semana no DF estavam com a carteira de habilitação vencida e 34 veículos foram levados para os depósitos do órgão.
A partir de 0,99 mg/L., já é considerado embriaguez ao volante. A infração é considerada gravíssima. Além da prisão em flagrante, dirigir sob efeito de álcool gera multa de R$ 2.934,70 e recolhimento da CNH. Caso o motorista seja flagrado uma segunda vez na mesma situação, em um período de um ano, a multa é em dobro, ou seja, passa R$ 5.869,40.
A Lei Seca brasileira de está entre as mais rígidas no mundo, ao lado de países, como Hungria, Romênia, Eslováquia, República Tcheca, Marrocos, Paraguai e Uruguai – sem contar os países que baniram o álcool por motivos religiosos.