Depois das bicicletas, dos patinetes, agora, chegaram os carros elétricos compartilhados para completar as ações de mobilidade urbana da Capital da República. O governador, Ibaneis Rocha, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Projetos Especiais, assinou uma parceria com empresas que oferecerão carros elétricos.
Inicialmente, a empreitada contará com 20 veículos, exclusivos, para funcionários do GDF. A partir do segundo semestre, essa quantidade poderá subir para 50, e o uso contemplará a população.
O governador Ibaneis Rocha anunciou a novidade na sexta-feira, em cerimônia no Palácio do Buriti. “Instalaremos pontos de tomada, onde os carros ficarão parados, como as patinetes eletrônicas. Basta entrar no site, fazer o cadastramento e, com o número e o aplicativo, utilizar o veículo, como (ocorre com) a bicicleta compartilhada”, explicou.
O governador acredita que com a empreitada, a capital vai “diminuir o custo dos veículos em R$4 milhões”. Entre as empresas e organizações envolvidas, há a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a BMW, que assinou contrato de comodato com o GDF para oferecer 26 veículos elétricos aos secretários do Executivo.
Por meio de outro acordo, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende dar à população oportunidade de usar os carros elétricos de outras marcas. A iniciativa é um passo no caminho da sustentabilidade. Até 2030, o Brasil precisa cumprir os 17 objetivos da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.