A chuva forte que começou por volta das 20h de quarta-feira (15) durou cerca de uma hora e causou estragos em algumas regiões administrativas. Enxurradas, alagamentos e buracos nas pistas foram alguns dos transtornos enfrentados pelos brasilienses.
Vicente Pires foi à cidade que mais sofreu a com a chegada da chuva. Devido a falta de infraestrutura na região, um trator ficou atolado na lama, assim como ônibus que precisaram da ajuda dos passageiros para desatolar.
Moradores relataram ainda que a chuva chegou a invadir estabelecimentos comerciais e casas. As vias ficaram tomadas pela água. Devido a enxurradas em diversas ruas, os veículos não puderam transitar.
Em Samambaia Sul uma cratera se formou no asfalto da QR301 e o corpo de Bombeiros precisou ser acionado. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), foram registrados pontos de alagamento na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e adjacências.
A Defesa Civil emitiu, por volta das 20h20 dessa quarta, alerta de chuvas intensas para os moradores de Águas Claras, Asa Sul, Ceilândia, Guará, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices superam a média de maio de anos anteriores, com acumulo de 76,2 milímetros (mm), o que representa mais que o dobro da média para o mês de 29,7 mm.