Além do dia das mães, maio é marcado por ser o mês das noivas. Por quê? Ninguém sabe ao certo, pois é uma tradição milenar. No entanto, existem algumas teorias interessantes que buscam justificar o fato.
Católicos, por exemplo, afirmam que maio é o mês de consagração de Maria, mãe de Jesus, e que essa é razão de muitas pessoas quererem se casar nesse período. Contudo, há explicações mais curiosas que vem da Idade Média.
No Hemisfério Norte, maio é o mês que marca o início da primavera, e os povos celebravam o nascimento das flores e frutas. Os casais aproveitavam, então, o clima de romance para se unir com uma decoração alegre e romântica. Além disso, nos países nórdicos, as pessoas não tinham o costume de tomar banho no inverno, por ser muito frio- afinal, naquela época não existia chuveiro quente. Então, era comum encontrar pessoas mais limpas e perfumadas naquela estação, tornando a primavera perfeita para causar uma boa impressão no casamento e na noite de núpcias.
Bem, como pôde ser notado, há diversas justificativas, pois as interpretações mudam de acordo com o local de origem, seguindo crenças e hábitos. No Brasil, por exemplo, alguns afirmam que a grande vantagem de celebrar uniões em maio é o fato de ter menos chuvas, o que facilita a vida de quem quer se casar ao ar livre. Porém, a realidade não condiz com a afirmação.
De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aqui o mês mais procurado para realizar o casamento é dezembro, e isso acontece muito por causa do 13º salário, do bônus e das férias de final de ano.
Todavia, a melhor época mesmo é aquela que você escolher, pois para dizer o tão almejado “sim”, o que vai importar é ter feito um ótimo planejamento para não ter dor de cabeça durante e depois do casório, porque são tantos detalhes, que na grande maioria das vezes, alguns passam despercebidos na hora de pensar no orçamento. Por essa razão, trouxemos dicas para que os noivos não sejam surpreendidos e estejam preparados. Veja abaixo:
1)Planeje com antecedência
Planeje o seu casamento com no mínimo um 1 ano de antecedência, é o que dizem os especialistas em organização de evento. Esse tempo é ideal para fazer reservas e resolver imprevistos e, claro, diluir o pagamentos em parcelas.
2) Contrate uma assessoria de eventos
É um investimento que vai ajudar no processo e garantir que você obtenha mais economia. Um assessor vai ser a pessoa que buscará entender o que você deseja e cuidará dos detalhes. Além disso, os assessores podem indicar os melhores fornecedores com custos que caibam no seu bolso.
Ele vai evitar que você tenha gastos desnecessários e preocupações demasiadas. Imagina! Dúvidas vão surgir e você tem alguém para tira-las e até mesmo resolve-las.
3)Móveis da festa
Geralmente, a pessoa quando aluga o espaço para o casamento acredita que já vai ter todos os móveis necessários. Que não precisa pensar nisso. Mas não é bem assim, você necessita alugar mesas, cadeiras, estantes. Tudo isso, é um gasto. Por isso, para não ser surpreendida (o). Tenha isso em mente e no seu orçamento.
4)Lista de casamento
Pense que nesse momento especial, o que importa é ter pessoas que você realmente ama e não pode faltar na cerimônia. Isso vai ajudar a reduzir o custo do casamento. Para ter uma visão clara disso, calcule! Se o buffet custa R$ 100,00 por pessoa, levando 10 pessoas a mais (aquele típico pensamento que um a mais não faz diferença…) já perfazem R$ 1.000,00 (mil reais) a mais!
Como assim? Leve em conta que quanto mais convidados, mais mesas, toalhas, pratos, arranjos, doces e bem casados! Em suma, quanto menor a lista mais barato pode ser a festa. Então, prepare-se para dizer “não” algumas pessoas.
5) Pagamento do valet
O valet é um serviço oferecido, onde o manobrista recebe, guarda e busca o veículo dos convidados. Pode ser cobrado ou ser gratuito, depende do local do evento a ser alugado. Contudo, é uma coisa a se pensar na hora de planejar. Afinal, esse serviço vai ajudar os convidados a estacionarem, além de proporcionar conforto e segurança.
6) Alimentação dos fornecedores
Os fornecedores vão trabalhar horas preparando o seu casamento e em algum momento eles vão precisar se alimentar. Você precisará pagar por isso. É outro detalhe que muitas vezes não é analisado e deve contar no orçamento.
7) Prefira dias mais em conta
Você vai precisar checar com o lugar se eles fazem descontos em feriados ou domingo à tarde ou sábado de manhã ou em dias da semana como terça e quarta, porque são os horários menos concorridos e podem te ajudar a economizar uma boa grana.
Ah! E se você precisar que a data do seu casamento seja feito na semana(para economiza mais),no entanto, a data não coincide com o seu período de férias? Calma! De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), todos os empregados em tal regime têm direito a folgas depois de trocar alianças. É a chamada licença gala ou licença casamento.
O artigo 473 da lei estabelece que, em virtude do casamento, o trabalhador “poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário”, durante um período de três dias consecutivos.
8) Regras da igreja
Existem algumas igrejas que possuem exigências, como: se a noiva atrasar a cerimonia é encurtada, o que não ocorre quando se realiza a festa e a cerimônia no mesmo local.
Algumas igrejas exigem que trabalhem com os fornecedores credenciados e, ao optar por outro fornecedor, este deve pagar uma taxa. E, ainda assim, há as que não deixam trazer, por exemplo, o fotógrafo de fora.
Existem também as igrejas que não aceitam que se jogue arroz ou bolas de sabão, por exemplo. Então, se for fazer uma cerimônia religiosa, leve esses detalhes em consideração.
Organizar o casamento não deve nunca ser frustrante, ao contrário, deve ser prazeroso. Afinal, é um momento muito desejado e sonhado. É necessário que os noivos caminhem juntos e estabeleçam algumas prioridades e metas que devem ser seguidas à risca, para evitar endividamentos e transtornos futuros.
Este é um momento de festa e muita alegria. Nunca deixe de planejar e observar os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de fechar o caixa. Por isso, é muito importante ter um planejamento para evitar surpresas, e no mais, só curtir a sua festa depois.