O governador Ibaneis Rocha anunciou, na noite desta segunda-feira (13/05), que a CEB Distribuição, subsidiária da Companhia Energética de Brasília (CEB), será privatizada. A meta é vender 51% das ações da empresa. Dessa forma, o Governo do Distrito Federal (GDF) passaria a ser acionista minoritário.
O anúncio de Ibaneis ocorre quatro dias após representantes do GDF falarem, em debate na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), sobre a intenção de privatizar, por meio de concessões, empresas públicas como a CEB e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
O governador explicou que a privatização é necessária já que a CEB apresenta um déficit de mais de R$ 1 bilhão. Segundo o governador, o projeto de lei sobre o tema está quase pronto e será enviado à Câmara Legislativa nos próximos dias. “Precisamos vender ações principalmente dentro da Distribuição, que é totalmente deficitária, e tenho disposição para colocar até 51% das ações à venda. Assim, é possível garantir a permanência dos servidores e a manutenção da empresa como pública, mesmo com a gestão privada” afirmou Ibaneis.