A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passará por reestruturação administrativa. Na avaliação da corporação, a reforma dará mais autonomia aos batalhões, que serão comandados por tenentes-coronéis. Atualmente, as unidades são geridas, em sua maioria, por oficiais da patente de major.
De acordo com a PMDF, as mudanças vão possibilitar que medidas de melhorias na segurança do brasiliense sejam tomadas mais rapidamente. A proposta foi apresentada pela comandante-geral da corporação, coronel Sheyla Sampaio, ao governador Ibaneis Rocha, nesta segunda-feira (13), durante a cerimônia de comemoração do aniversário de 210 anos da PM, no Palácio do Buriti.
A entrega de mais de 120 fuzis, além de oito ônibus a Polícia Militar também foi destaque na cerimônia. No discurso de agradecimento ao aumento da frota e dos equipamentos destinados aos grupos táticos operacionais, a coronel ressaltou que medidas como essa contribuem para um melhor desempenho na segurança ostensiva.
A entrega de outros 14 ônibus aprovados deve ser feita nas próximas semanas. Dentre as renovação para a Polícia Militar ainda está incluída a troca das fardas. Os novos uniformes terão tecidos inteligentes repelentes a água, a óleo, resistentes a rasgos e a fogo, proteção UVA e UVB, além de ação antimicrobiana, durabilidade cinco vezes maior do que os atuais e estética superior.