O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) inicia nesta sexta-feira (10) a fase experimental da fiscalização por velocidade média em quatro trechos da capital durante dois meses.
Segundo o DER, a tecnologia OCR – sigla em inglês para optical character recognition – está instalada nos pardais das rodovias do Distrito Federal. Ela permite checar a velocidade média desenvolvida ao longo de um trecho a partir da leitura e identificação da placa em dois pontos sucessivos, com a informação do horário em que os veículos cruzam os locais.
O teste será dividido em duas etapas: na primeira etapa, os motoristas serão avisados por 10 dias que as pistas são monitoradas por esse sistema. Nele, os condutores não conseguirão se valer do método de frear um pouco antes de cada radar fixo para fugir da notificação por excesso de velocidade.
A segunda notificará os condutores por meio de carta sobre o excesso, caso o condutor for flagrado com velocidade acima da média tolerada. No entanto, esse conteúdo não gerará multa, nem perda de ponto na carteira, sendo apenas para advertência, conforme destacou a autarquia.
Os alvos da fiscalização serão: o Eixão, a Estrada Parque Penísula Norte (EPPN) e a Estrada Parque Ceilândia (EPCL). Confira abaixo mais detalhes:
O DER-DF disse que a aplicação de penalidade por meio de velocidade média ainda não é regulamentada. A fiscalização a fim de promover a educação no trânsito, contudo, é permitida por parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).