Setenta e dois agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) se revezam para atender quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no DF. Cerca de 2 mil beneficiários tiveram seu Cadastro Único (CadÚnico) atualizado somente por meio desse trabalho.
Orientada pelo governador Ibaneis Rocha e articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a medida tem como objetivo reforçar a atualização de cerca de 20 mil cadastros de beneficiários, evitando a suspensão dos pagamentos.
De acordo com a instituição a iniciativa foi reconhecida pelo governo federal como pioneira e passa a servir de exemplo para os demais estados brasileiros. Foram duas semanas de capacitação e outras duas de ambientação para prepararem os bombeiros.
Atualização
Devem atualizar os benefícios deficientes e idosos que fizeram aniversário no primeiro trimestre, bem como todas as pessoas que, anualmente, passam pelo processo de averiguação e revisão dos dados cadastrais. Basta ficar atento a um chamamento feito via correspondência pelo Ministério da Cidadania ou no extrato bancário, onde uma mensagem alerta sobre a necessidade de atualizar as informações.
Esta etapa do recadastramento dos beneficiários do BPC vale apenas para pessoas que fazem aniversário de janeiro e março. Para aniversariantes de abril a junho, a inscrição de quem se encontra em situação irregular precisa ser feita até o fim de junho. Já os nascidos de julho a setembro devem se regularizar até setembro. O mesmo vale para os aniversariantes de outubro a dezembro, que terão até o fim do ano para encaminhar a inscrição no CadÚnico.
Tanto a inscrição quanto a atualização do CadÚnico deverão ser agendadas pelo telefone 156, assim como é normalmente feito pelas unidades do Cras.