Servidores da Secretaria do Trabalho do DF estão aprendendo LIBRAS. A iniciativa é do Programa de Capacitação Contínua dos Servidores do órgão lançado na última quinta-feira (25/04) que vem qualificando voluntários. A ideia é proporcionar um atendimento humanizado e eficiente aos milhares de deficientes auditivos que procuram diariamente os serviços das 17 agências de trabalho espalhadas pelo DF.
Num primeiro momento, o programa que tem a duração de uma semana, vai capacitar 16 gerentes de várias agências. O plano é que mais adiante todos os atendentes passam pela capacitação onde estarão aptos a dar informações básicas, em LIBRAS, dos serviços essenciais oferecidos pelas unidades, como emissão de documentos, direcionamento para o mercado de trabalho, informações sobre o seguro desemprego.
De acordo com subsecretário da Setrab, Vicente Goulart, as mudanças vão além da parte pedagógica, já que todas as unidades da Agência do Trabalhador DF se adaptarão também fisicamente para atender os cidadãos portadores de deficiência, recebendo placas de brailes e pisos táteis.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, atualmente existem mais de 570 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Distrito Federal e das 732 empresas obrigadas a cumprir a reserva legal de cotas, apenas 240 conseguem atingir 100% da meta.