Pouco mais de duas semanas após passageiros de ônibus e metrô enfrentarem transtornos para utilizar créditos do vale-transporte e de o governador Ibaneis Rocha anunciar que vai acabar com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o Executivo abriu uma portaria que institui o comitê de governança do órgão. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (25/04/2019).
O comitê será responsável por programar e manter processos, além de mecanismos adequados à incorporação dos princípios e das diretrizes da governança previstos no Decreto nº 39.736/2019; incentivar e promover iniciativas voltadas para a implementação do acompanhamento de resultados no órgão ou na entidade, valendo-se, inclusive, de indicadores; promover soluções para melhoria do desempenho institucional; entre outras.
De acordo com o texto publicado no Diário, o colegiado, que será presidido pelo diretor-geral do DFTrans, ficará responsável por todas as deliberações. As ações precisam ser aprovadas por maioria de votos e ter a assinatura de todos os membros.
Caberá ao comitê, que se reunirá mensalmente, decidir e propor iniciativas que possam acompanhar os resultados do órgão e avaliar riscos na gestão. O intuito é melhorar o serviço prestado e evitar irregularidades e problemas.