O coronel Araújo Gomes, presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) divulgou que a megaoperação Tiradentes resultou em 2 mil prisões em flagrante, sendo 55 na capital. Além disso, tiveram 22 mil boletins de ocorrência; e mais de mil resgates e salvamentos.
A operação envolveu mais de 100 mil policiais militares e bombeiros de todos os estados e no DF. A ação ocorreu entre 7h dessa quarta-feira (24/04/2019) e às 7h de quinta-feira (25/04/2019).
Uma sala de operações no Quartel de Comando Geral da PMDF foi montada para o acompanhamento da operação. No local, era feita a atualização de informações em tempo real. Mais de 4 mil arquivos compartilhados ao longo de 24 horas.
No Distrito Federal, participaram 4.164 militares das duas corporações, 506 viaturas, duas embarcações e uma aeronave. Foram apreendidas 240 gramas de maconha; 12,5kg de cocaína, 10 comprimidos de ecstasy e três armas, além de 14 veículos recuperados. Já o Corpo de Bombeiros atuou na verificação de edifícios selecionados, combateu nove incêndios e realizou atendimentos e atividades preventivas.
“O papel da Polícia Militar não se resume a números. O principal é o policiamento ostensivo e preventivo”, ressaltou a coronel Sheyla Sampaio, comandante da PMDF. Fora as atividades na rua, policiais do DF se dedicaram a palestras de conscientização nas escolas e a trabalhos com a comunidade.