O parque Areal possui uma área de aproximadamente 53 mil hectares. Encontra-se em uma região alta, onde é possível ter uma vista privilegiada de Águas Claras. O parque tem capacidade de atender cerca de 500 pessoas.
A unidade recebeu em outubro de 2013, por meio do programa Brasília Cidade Parque, uma sede administrativa, uma guarita, quadras society e de futsal, campo de areia e play ground, além de uma pista de cooper. Contudo, seis anos se passaram e o parque não recebeu as manutenções devidas.
Moradores da região reclamam que o parque foi abandonado e o espaço de lazer não pode mais ser frequentando por falta de iluminação e mato alto que traz insegurança. Brinquedos estão quebrados, as placas de grama sintética do campo de futebol estão soltas e as grades que cercavam o local não existem mais, foram furtadas.
Ricardo Rodrigues, 39 anos, é empresário e mora próximo ao parque Areal. Ele relata a importância do espaço: “Vejo o parque como uma forma de qualidade de vida, ótimo para prática de esportes, costumava levar os meus filhos para brincar, porém, devidos às condições precárias, não os levo mais” e complementa: “o parque é pequeno e fácil de cuidar, infelizmente, o órgão competente não tem dado os devidos cuidados e nem atendido as reivindicações da população”, finaliza.
Em nota, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) diz não ter prazo para iniciar a revitalização, pois aguarda recurso do governo.