A Via Sacra do Morro da Capelinha é considerada a maior encenação religiosa do Brasil e é patrimônio cultural imaterial do DF desde 2008. Por isso o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) vai disponibilizar mais quatro linhas de ônibus para atender aos fiéis que pretendem comparecer à encenação da via-sacra.
Os transportes com rumo à encenação saem dos terminais de Sobradinho, Sobradinho 2, Planaltina e, a última, sai da Rodoviária do Plano Piloto. O horário de funcionamento das quatro linhas vai funcionar das 9h às 17h (ida) e das 17h às 22h (volta). O embarque vai contar o com o monitoramento e auxílio de servidores uniformizados.
Haverá também reforço de viagens, entre as 20h e às 23h, nas linhas regulares que ligam a Rodoviária do Plano Piloto a todas as regiões administrativas.
O trânsito de Planaltina vai ter alteração
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estará instalando a sinalização viária no Morro da Capelinha, para a encenação religiosa da Via-Sacra em Planaltina DF.
Das 13h em diante, o entroncamento entre as DFs 130 e 230 será bloqueado pela Polícia Militar do DF (PMDF). Haverá apenas sentido único para o local da celebração, com acesso pela DF-128. Ao final do evento, previsto para as 20h, a prioridade será para a dispersão de veículos, que poderão seguir nos dois sentidos da via. Nesse momento, a acesso pela DF-128 será restrito aos ônibus.
O Detran-DF atuará nas vias internas do evento, em sete pontos de controle de trânsito, auxiliando na travessia de pedestres e no acesso de veículos aos estacionamentos públicos, incluindo aqueles reservados para idosos, portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida, autoridades, imprensa e viaturas da segurança pública. Para tanto, serão mobilizados 80 agentes, 30 viaturas, um helicóptero, dois guinchos e uma empilhadeira. Segue a imagem:
Na sexta (19), a Paixão de Cristo, no Morro da Capelinha, começa às 16h e segue até por volta das 20h. No domingo (22), haverá uma missa de encerramento e show musical.